EN 356 Nº2, Apt. 63, 2405-026 Maceira LRA 244 771 177 / 79
  • Text Hover

Gravação a Laser


Tecnologia laser, para gravação nos mais diversos tipos de superfície

 


Máquinas de gravação a Laser


Máquinas de gravação a laser com tecnologia de ponta, para dar resposta a requisitos de gravação, em materiais com propriedades mecânicas distintas.

Independentemente da sua indústria ou setor de atividade, dispomos de soluções e tecnologias, para gravação em virtualmente qualquer tipo de superfície.

 


  • Text Hover

As nossas soluções de gravação a Laser

Descubra as nossas soluções de gravação a Laser. Desde Co2, a Fibra ótica, passando por gravação UV, dispomos de máquinas de gravação adequadas ao seu setor.

 


 

  • Text Hover

Mini Laser Fibra Ótica

Indicada para gravação de superfícies metálicas (Aço inoxidável, Alumínio, Cobre, Latão, Zinco, Titânio, Tungstênio, Ouro, Prata, etc.), algumas superfícies plásticas (PC, PVC, ABS, etc.) e cerâmica.


  • Text Hover

Mini Laser Fibra Ótica MOPA

A variante MOPA da Mini Laser de fibra ótica, foi pensada para gravações de alto contraste, permitindo marcação a cores, sobre aço inox, marcação a preto, sobre alumínio anodizado e plástico branco e marcação a branco, sobre plástico preto.

  • Text Hover

Mini Laser UV

Indicada para gravação de alta precisão, em materiais termossensíveis (vidro, plástico, metal, silicone, cerâmica, minerais naturais, porcelana sintética, cristal, quartzo, polímero, papel, etc.)


  • Text Hover

Mini Laser Co2

Indicada para gravação de materiais não metálicos (Plástico, borracha, cerâmica, pedra, concha, acrílico, silicone, vinil acetato, resina, couro, tecido, bambu, madeira, casca de ovo, fruta, entre outros compostos orgânicos e não orgânicos).

Perguntas frequentes

Encontre resposta para as questões mais frequentes, sobre as nossas soluções de gravação a laser

Em que consiste a tecnologia de marcação a laser?

Marcação a laser é um termo genérico, associado a uma variedade de técnicas de processamento de superfície, nas quais se incluem a impressão, a marcação a quente e a colagem a laser.

Um marcador a laser, faz incidir um feixe de luz focado sobre a superfície de peças ou materiais, gravando marcas permanentes.

O que é uma máquina de marcação a laser?

A máquina de marcação a laser, é utilizada para gravar uma ampla variedade de materiais.

A tecnologia de marcação a laser, produz marcas permanentes, de alta qualidade e fácil leitura, possibilitando a redução de custos operacionais/ materiais, por comparação a métodos tradicionais.

Para que são usadas máquinas de gravação a laser?

A marcação a laser, encontra amplas aplicações na indústria, em particular, na etiquetagem de produto.


Uma das diversas aplicações da gravação a laser, na indústria, passa pela etiquetagem de produtos ou materiais, no processo de produção, por meio de códigos de matriz de dados, códigos QR, códigos de barras ou números de série alfanuméricos, permitindo total rastreabilidade, com vista a um maior controlo de qualidade.


Adicionalmente, as máquinas de marcação a laser, constituem uma mais-valia, para setores de atividade afetos às áreas da decoração e do design, quer na indústria metalúrgica, vidraceira, madeireira, têxtil, cerâmica, plásticos, publicidade, equipamentos eletrónicos, etc., permitindo a personalização de produto.


Quais as vantagens da gravação a laser?

Rapidamente, as tecnologias de marcação a laser, estão a afirmar-se como o padrão da indústria, em operações de gravação de superfícies/materiais.


O investimento inicial superior, é facilmente colmatado pelo rápido retorno de investimento, decorrente do aumento exponencial da velocidade dos processos de gravação e subsequente redução dos custos operacionais.



Principais vantagens

Marcação mais rápida: Ex.: marcação de código de matriz de dados, em alumínio, em apenas 1,40 segundos).

Maior legibilidade: Marcas permanentes de elevado contraste, capazes de resistir a praticamente qualquer tratamento de superfície, como revestimento eletrônico e tratamento térmico.

Maior diversidade de aplicações: Marcação de materiais cuja superfície não pode ser marcada diretamente (como aço inoxidável), superfícies refletoras, termo sensíveis (como vidro, acrílico, etc.)

Precisão superior: Gráficos delicados, fontes de 1 ponto e geometrias extremamente reduzidas, com elevada definição e contraste.

Durabilidade: Gravações resistentes à abrasão, ao calor e a ácidos.

Em que aspetos diferem as tecnologias de gravação a laser disponíveis?

Existem diferentes tecnologias de marcação a laser, desenvolvidas especificamente para dar resposta às propriedades mecânicas dos materiais sobre os quais será realizada a gravação.


Temos assim a tecnologia de gravação CO2, UV e Fibra ótica, entre outras, com particularidades operacionais distintas, decorrentes da especificidade da sua aplicação.



Tecnologia de marcação a Laser CO2


A tecnologia de gravação a laser CO2, oferece alta velocidade e precisão de corte, permitindo a marcação de uma ampla variedade de superfícies orgânicas e polímeros.


As suas aplicações estão orientadas às seguintes indústrias:


• Moda, acessórios e Calçado: Gravação e corte de tecido, couro;

• Publicidade: Gravação/corte de vinil na decoração de montras/viaturas, troféus em acrílico; Brindes em borracha/plástico;

• Indústria alimentar: Casca de ovo, fruta, etc.;

• Botânica: Pétalas, folhas, etc.;

• Artes & Design: Gravação de esculturas em pedra, peças de louça em cerâmica, etc.

• Artesanato: Gravação de peças em madeira, conchas, bambu

• Madeireira e Mobiliário

• Brinquedos: Gravação de peluches e brinquedos em plástico, borracha, etc.



Tecnologia de marcação a Laser UV


A máquina a laser UV é particularmente indicada para gravação de materiais termo sensíveis, uma vez que, o seu curto comprimento de onda, permite obter excelentes resultados de marcação, sem comprometer as propriedades mecânicas da peça/material.


É igualmente indicada para gravações de alta precisão, como microtexto permitindo uma largura de linha inferior a 10 µm.


Sobre vidro, a tecnologia de laser UV, possibilita a obtenção de marcas filigranadas e brilhantes de alta qualidade. Copos ou relógios de cristal, mantêm suas superfícies lisas, uma vez que produz microfissuras de dimensão muito inferior às demais tecnologias de marcação a laser.


Por esta razão, o Laser UV, é indicado para gravação de vidro, plástico, silicone, cerâmica, minerais naturais, porcelana sintética, cristal, quartzo, safira, etc.


Ideal para aplicações sobre materiais termo sensíveis, o laser UV é indicado para as seguintes indústrias/aplicações:


Hardware e Eletrónica: Telas TFT, LCD e plasma, carregadores, auscultadores, etc.;

Moda e acessórios: Têxteis;

Cerâmica: Cerâmica fina;

Joalharia: Minerais naturais, porcelana sintética, cristal, quartzo, safira

Embalagens: Sacos (alumínio/plástico/papel) garrafas de plástico, caixas de medicamentos, etc.;

Cosméticos;

Vidraceira: Garrafas, Louça, esculturas, troféus, etc.;

Peças e acessórios sanitários: Sanitas, Bidés, Lava mãos, Banheiras, etc.



Tecnologia de marcação a Laser de Fibra Ótica


A excelente durabilidade, resistência ao calor e aparência superior do metal, tornam-no amplamente utilizado na indústria, âmbito no qual as máquinas de gravação a laser proporcionam múltiplos benefícios:


Multitude de aplicações: Gravação de diversos tipos de metal gravação de superfícies metálicas (aço carbono/aço macio, inox, alumínio, cobre, magnésio, zinco, ouro, prata, titânio, alumínio anodizado, etc.) e algumas superfícies plásticas (PC, PVC, ABS, etc.)


Alta precisão: Marcação de gráficos claramente visíveis, de elevada qualidade, em materiais metálicos, sem danificar a estrutura da superfície.


Marcação resistente: Durabilidade e resistência mesmo a altas temperaturas, permitem assegurar o elevado contraste, definição e legibilidade das marcações, prevenindo a sua fácil degradação, ao longo do tempo.


Consciência ambiental: A máquina de gravação em metal, não recorre a tintas ou solventes. Adicionalmente, a precisão do processo promove a redução do desperdício.


O laser de fibra ótica, indicado para gravação de superfícies metálicas e polímeros, combina laser pulsado, ideal para operações de marcação, e laser de onda contínua, ideal para operações de corte, soldagem e perfuração a laser, tornando esta tecnologia extremamente versátil.


O diâmetro focal, extremamente reduzido, faz dela a escolha ideal, para marcação duradoura, de códigos de barras e números de série, entre outros códigos de rastreamento, assim como na personalização de peças metálicas, como logótipos, elementos decorativos, etc., em diversas indústrias, de entre as quais:


Ferramentas metálicas - CNC, lâminas de serra, etc.;

Rolamentos;

Tubaria – Metal, PVC, etc;

Joalharia - Pulseiras, anéis, colares, relógios, etc.;

Eletrónica - Carcaças, abas de bateria, folha de cobre, powerbanks, capas protetoras para telemóveis, tablets, portáteis, carregadores, placas PCB, cabos, etc.;

Utensílios de cozinha - Talheres, pratos e copos metálicos, etc.;

Utensílios sanitários (Torneiras, toalheiros, dispensadores metálicos, cabeças de chuveiro, etc.;

Médica - Utensílios médicos (estetoscópios, bisturis, pinças, etc.;

Automóvel - Peças e componentes automotivos

Aeronáutica - Peças e componentes de aeronaves

Militar - armamento;


Entre outras…



Use o nosso identificador de tecnologia de gravação a laser, para descobrir a máquina indicada para si, ou fale connosco

Nunca usei uma máquina de gravação a laser, qual devo escolher?

Nós realizamos um levantamento dos requisitos e âmbito de atuação do cliente, de forma a fazer um diagnóstico rigoroso das suas necessidades.


Detalhando os requisitos do seu processo, nós indicamos a máquina de marcação a laser mais indicada, para si.

Basta que nos indique Informações básicas como produtos e materiais que serão alvo de marcação, dimensão e especificidades da área de marcação, profundidade de marcação pretendida, entre outras informações que considere relevantes.


Abaixo, disponibilizamos uma lista segmentada, por máquina, em função da aplicação/material:



Laser de fibra Ótica


Todos os tipos de metal, materiais de liga como aço inoxidável, alumínio, cobre, latão, zinco, titânio, tungstênio, ouro, prata etc., e alguns materiais plásticos como PVC, ABS.



Laser de CO2


Uma variedade de materiais não metálicos, como madeira, bambu, papel, acrílico, couro, tecido, cerâmica, plástico e borracha.



Laser UV


Materiais metálicos e não metálicos, vidro, silicone, plástico, liga plástica etc.



Use o nosso identificador de tecnologia de gravação a laser, para descobrir a máquina indicada para si, ou fale connosco

Recebi a máquina de gravação, mas não sei utilizar, o que devo fazer?

Apesar de as nossas máquinas de marcação a laser serem fáceis de operar, apresentando controlos simples e intuitivos e uma reduzida curva de aprendizagem, oferecemos um conjunto de soluções de suporte, para assegurar que tira o máximo partido das mesmas.



Plug & Play – Prontas a utilizar


As nossas máquinas de marcação chegam até si prontas a utilizar. Trabalhando na modalidade Plug & Play, preparamos todos os pré-requisitos de configuração, para que possa começar a utilizar, de imediato.


Junto com a máquina, disponibilizaremos vídeo ilustrando os passos de operação e manual de instruções.

Adicionalmente, oferecemos 3 modalidades de formação:


1) Online, através de uma das seguintes plataformas de videoconferência:


• Teamviewer

• WhatsApp

• Skype


2) Presencial, nas suas instalações - O nosso técnico deslocar-se-á às suas instalações, para formação presencial (requer agendamento e os encargos de deslocação são da responsabilidade do cliente)


3) Presencial, nas nossas instalações – O seu operador obterá formação presencial, nas nossas instalações. (requer agendamento)



Ao adquirir a máquina, ser-lhe-ão facultados os seguintes materiais e meios de suporte:


• O manual da máquina e o vídeo de operação;


• Cópia digital do manual do software;


• Configuração prévia dos parâmetros iniciais no software (Plug & Play);


• Suporte técnico on-line ágil - Resposta a pedidos de suporte, no intervalo de 1 hora (em horário laboral).

Veja a tecnologia em ação

Fale connosco, para esclarecimentos e informações sobre a nossa linha de máquinas de gravação a laser e solicite uma demonstração.


Caso tenha dúvidas sobre a máquina de marcação, mais adequada, para a sua aplicação, pode utilizar o nosso identificador de tecnologia de gravação a laser.